quinta-feira, 7 de junho de 2012

Alimentação dos filhotes




v  Normalmente os pais conseguem cuidar sozinhos de seus filhotes, sendo suficiente oferecer os alimentos adequados, porém, às vezes isto não acontece. Então você mesmo poderá alimentá-los. Isto requer paciência e carinho, mas traz resultados bastante gratificantes e é justamente por isso que você deverá ficar atento se os pais estão ou não os alimentando. Um filhote não alimentado poderá facilmente morrer!

v  A alimentação dos filhotes é feita com uma papinha industrializada encontrada facilmente em qualquer aviário. Siga as instruções do fabricante quanto ao preparo da mesma. Você pode servir a papinha com uma colher adaptada ou uma seringa descartável de 10 ml (sem a agulha) e sempre com muito cuidado para não afogar a ave, remova a parte externa que protege o bico da seringa, e os alimente com papinha sempre tomando cuidado para não servi-la muito quente, pois você pode queimar o papo da sua ave e até causar a morte. Recomenda-se servir a papinha com temperatura em torno de 38 ºC.

v  Para tanto bastará você acomodar os filhotinhos em uma caixa forrada com pano e ou guardanapos de papel (que deverão ser trocados periodicamente). Cuide para mantê-los aquecidos. Não use estopa, pois os fiapos poderão eventualmente machucar os frágeis olhos deles!

v  Seguindo as instruções e tendo bastante paciência e carinho com certeza sua ave ficará muito mansa e bem alimentada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário