sexta-feira, 8 de junho de 2012

Lembrete




Calopsita é um ser frágil que sente dor. Se você ou sua família são desatentos, desligados, não devem ter uma ave solta dentro de casa. Quem tem ave solta dentro de casa precisa estar sempre ligado e disposto a ter cuidado.

Calopsita não é brinquedo de criança. Se você deseja dar um brinquedo ao seu filho, escolha um objeto inanimado. Não provoque e não faça provocar dor. Animais se machucam e sofrem.

Se você tem cachorros ou gatos, sua casa não é um ambiente adequado para ter aves soltas, principalmente, calopsitas.

A maior parte de acidentes acontece com aves que vivem soltas dentro de casa. Os acidentes mais comuns são:

Donos pisam ou sentam em cima.

Crianças caem em cima da ave ou as apertam, com as mãos, em demasia. Devemos levar em conta que as crianças não têm noção da força da mão.

Cães pisam ou mordem. Mesmo os cães amistosos podem morder uma calopsita por ciúmes do dono, para inibi-la, ou para afastá-la de algo que eles desejam.

Ventiladores de teto: Não deixe sua calopsita solta se usa, ou pretende usar ventilador de teto.

Panela de Tefal: Solta gás tóxico e mortal para aves. Não deixe sua calopsita no local onde está sendo usada panela de tefal.

Forno Microondas: Emite ondas nocivas para pássaros. Não deixe sua calopsita na cozinha quando usar o microondas.

Recipientes fundos com água: Afogamento. Calopsitas não sabem nadar. Cuidado com tanques, vasos sanitários, baldes de água, piscinas, etc.

Tinta de parede: Não a deixe “picotear” reboco. A tinta contém chumbo que contamina a ave.

Janelas de Vidro: Colocar cortina fina para que elas saibam que existe uma barreira e não se batam no vidro. Uma batida forte em vidro pode causar danos neurológicos, quebras de ossos, quebra de bico e pode, até, matar sua ave.

Portas que balançam com o vento: O vento pode bater a porta, prensar ou matar sua ave pela colisão.

Material de Limpeza: Calopsitas são muito xeretas. Feche os materiais de limpeza em armários.

Banho: Não dê banho na sua calopsita se ela não deseja. Não a molhe integralmente. A temperatura de uma calopsita é, em média, de 41 graus. Molhar a calopsita é pedir para ela adoecer. Deixe-a tomar banho, caso queira. Para isto ofereça uma travessa rasa com água. Não use shampoos na sua calopsita. Ela é uma ave. Lembre-se disto. Ela precisa do óleo natural de suas penas.

Brinquedos Perigosos: Calopsitas gostam de brinquedos e, normalmente, donos apaixonados gostam de presenteá-las, mas será que todos os brinquedos são seguros para seu amiguinho? Vamos ver os que oferecem perigos.

Acessórios de madeira, pintados: Grande parte das tintas contém chumbo que oferece alto risco de contaminação. Este tipo de contaminação pode se manifestar, imediatamente, ou pode levar anos para mostrar seus danos, portanto evite brinquedos que sejam pintados. Prefira madeira crua.

Sininhos e objetos de metal: Oxidam e a oxidação causa a contaminação da ave e danos à saúde dela.

Espelhos: Podem se quebrar por bicadas ou outro tipo de impacto e correr o risco de seu amiguinho ingerir os cacos.

Fitinhas de cetim: Cuidado ao colocá-las nas gaiolas como enfeite ou brinquedo, pois elas soltam finos fios que podem enforcar ou cortar pés e pernas de sua calopsita. Se usar a fitinha, tenha o cuidado de dar um nó bem apertado nas extremidades e observar sempre, pois as calopsitas têm verdadeira habilidade em desfazer os nós.

Objetos com arames, pontiagudos, cortantes: Não usar.

Bolinhas de ping-pong! Nem pensar! É bem fácil sua calopsita furar a bolinha e ingerir pedaços dela ou se cortar.

Brinquedos em espirais: Podem prender o pescoço e matar por quebra ou sufocamento.

Brinquedos de poliéster ou algodão: Soltam fios que podem estrangular pescoço e pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário