sexta-feira, 8 de junho de 2012

Como ensinar calopsita a cantar



Quem é que não se encanta ao ver, ou melhor, ao ouvir uma calopsita cantando o hino nacional ou o atirei o pau no gato? É verdadeiramente algo muito bonito, engraçado e interessante de se ver, não? Desta forma, se você pretende fazer com que este animal encantador e exótico faça tal atividade, muitos criadores e proprietários fazem com que a calopsita escute um áudio da música desejada todos os dias, em som agradável, ou seja, nem alto e nem baixo, assim em questões de 15 dias o pássaro logo começa a imitar o toque. E será que isso realmente funciona? Acessando sites de vídeos, como o Youtube (www.youtube.com) é possível visualizar muitas calopsitas que cantam e até mesmo dançam para a alegria de seus donos.

Então, será que é possível fazer com que a sua calopsita passe a cantar o hino nacional, a música da família Adams, o atirei o pau no gato, enfim, uma música qualquer? Com certeza, e com grande afirmação esta pergunta é respondida, mas como fazer tal proeza? Há quem diga que o animal deve escutar cinco horas seguidas a mesma música para que ele consiga reproduzi-la, no entanto, coloque-se no lugar no animal, você gostaria de ouvir centenas de vezes a mesma música e pior, por horas e mais horas? Além do mais, não é necessário este tempo todo para que sua calopsita passe a cantar, isto é, com apenas dez minutos diários ouvindo a música, o pássaro passará a reproduzi-lo. Pode ser uma música, um toque ou até mesmo o seu assovio.

No entanto, para que a calopsita consiga ‘pegar’ a música e assim conseguir cantá-la, é necessário que ela esteja em um ambiente agradável, receba carinho e bons tratos, uma alimentação de qualidade, e principalmente atenção, o que é um dos fatores importantes e mais desejados por este animal. Além disso, este momento de ‘aprendizagem’ deve ser divertido para o pássaro, pois obrigando a calopsita a cantar contra a sua vontade, gritando e até mesmo danado tapas na gaiola não ajudará em nada, muito pelo contrário, ela ficará assustada e a última coisa que irá fazer é cantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário