domingo, 14 de outubro de 2012

BORDETELLOSIS


Bordetella avium é o agente causador da bordetellosis em aves. É uma pequena, gram-negativas, não fermentativas, móveis, estritamente bacilo aeróbio que coloniza a traquéia de frangos, perus e outras aves. Esta bactéria foi isolada de perus jovens em 1967 e foi oficialmente nomeado Bordetella avium em 1984.
Estudos também têm demonstrado que a infecção por esta bactéria não se limita às aves de capoeira, outras aves podem ser portadores que eles não podem desenvolver sintomas da doença. O fato de que existem muitos portadores da bactéria, explica os surtos freqüentes da doença. A infecção não é letal, mas as aves infectadas são suscetíveis a infecções secundárias, que podem levar à morte. Surtos B. avium são responsáveis por grandes perdas econômicas em regiões produtoras de aves do mundo (SKEELES e Arp, 1997).
Embora B. avium comportamento é semelhante ao seu homólogo em humanos, Bordetella pertussis (agente etiológico da coqueluche), não há indícios de que B. avium pode infectar seres humanos. A bactéria é facilmente transmitida através de aerossóis, levando à rápida disseminação da doença em instalações de alta densidade de aves de capoeira.Bordetellosis manifesta psitacídeos em aves com sinais respiratórios superiores, tais como espirros, corrimento nasal e ocular, inchaço dos seios infraorbital e tétano. Infecção das vias aéreas inferiores é rara. inoculação experimental com B. avium em aves periquito sugere um período de incubação de 1-2 dias.O diagnóstico da B. avium pela cultura é difícil, porque a bactéria requer condições especiais de crescimento eo crescimento é lento. Assim, muitos acreditam que esta doença pode ser diagnosticada. Por causa das evidências sugerindo que as aves recuperadas podem periodicamente recaída ou permanecem assintomáticos, é imperativa a utilização de um teste mais sensível para detectar a presença da bactéria. PCR é uma técnica sensível e específica de alta para a detecção de Bordetella avium.


Utilidades:
1.     Confirme agente causador da doença
2.     Encurtar o tempo necessário para confirmar um diagnóstico clínico de B. infecção por Mycobacterium avium
3.     Certifique-se que as populações de aves são livres de B. avium
4.     Early prevenção da propagação da bactéria entre um rebanho
5.     Minimizar a exposição humana a B. avium
6.     A monitorização da segurança dos produtos biológicos que resultam de aves

Nenhum comentário:

Postar um comentário