domingo, 14 de outubro de 2012

• COCCIDIOSE, UMA DAS PIORES DOENÇAS QUE AFETA AS AVES


·         A Coccidiose talvez seja uma das doenças que mais causam prejuízos aos criadores profissionais de psitasídeos.
É uma doença muito carreada por aves columbiformes, que costumam serem visitantes usuais de nosso criatório ou terreiro, e têm presentes nos seus tratos digestivos, mais freqüentemente nos intestinos delgados, os coccideos e está presente em todos os continentes do Mundo.
·         Atacam tantos as aves silvestres que vivem soltas, como as que vivem em cativeiro...
Esta Protozoose tem como principais responsáveis as eimérias e as isosporas, que se instalam em qualquer criatório, ainda mais nos que tem higiene deficitária, ou em aves que são submetidas a estresse alto, causando grandes prejuízos aos seus criadores.
·         Uma profilaxia legal contra a instalação desta doença é a higiene rigorosa, artefatos para afastarem as aves (pombas) de visitarem criatório, evitar de receber visitas de estranhos, principalmente com roupas muito coloridas, manter a alimentação balanceada principalmente em relação a vitaminas e entre estas a mais importante que é a vitamina A.
·         A maneira mais usual das aves se contaminarem são os bebedouros onde aves defecam e deixam os oocistos dentro, e ao beberem desta água, se contaminam. A coccidiose que é provocada como dissemos pela Eimeria e Isospora, é uma doença muito complicada e debilitante aguda, pois estas ao se instalarem no trato intestinal, causam lesões que não permitem que as paredes absorvam os nutrientes usados nas dietas, causando fraqueza progressiva.
·         Sintomas: diarréias sanguinolentas, iniciando como umas fezes muito brancas e partindo para coloração vermelhada com sangue. Animal se apresenta muito fraco, equiterícia progressiva, problema de reprodução, com sensível diminuição de ovos e até mesmo ausência destes, alta mortalidade dos adultos e principalmente dos filhotes.
·         Diagnostico em exames de fezes coletados em dias alternados e muito eficiente para este diagnóstico é uso de Necrópsia, onde se constatam nos tratos intestinais, os vermes agregados a mucosa interna deste trato. Uma coisa muito interessante e que ajuda bastante os criadores, é que a ingestão continuada em pequenas quantidades de oocistos, imunizam as aves desta doença, tornando as resistentes aos cistos e a doença.
·         Para nossa sorte, hoje é uma doença muito estudada e as industrias farmacêuticas se voltaram muito para a pesquisa desta doença, e temos hoje uma riqueza enorme de medicamentos até relativamente baratos para o seu tratamento, que são os Coocidostáticos ou Coccidas que podem ser fornecidos na água de beber, pingados nos bicos ou misturados a ração das aves.
·         Uma outra coisa interessante que aprendi com Dr. Messias, um dos maiores Médicos Veterinários deste pais, é que quando a infestação de Coocidiose é muito pequena, não se deve medicar as aves, e ele me responde quando fiz pergunta apressada: “Meu filho, nunca se esqueça disto, estamos aqui, quando veneno para combater venen, a presença de pouca quantidade de Ooocistos, vão provocar reação espontânea nas aves, que lhe servirão como vacinas e disto nunca mais esqueci.
·         Tratamentos a base de Sulfas específicas, dieta equilibrada, vitaminas A, E e D e complexo de Vitaminas onde contenham o complexo B.

16 comentários:

  1. Um "especialista" em aves aqui do RJ deixou minha calopsita morrer, pois insistiu em Clamidia. No final, solicitou os exames que acusaram a coccidiose, mas já era tarde e quando o exame saiu (com atraso e porque eu cobrei) a ave morreu.
    Falou que esses sintomas nesse texto eram sequelas da Clamidia.
    Todos aqui em casa choramos muito pela perda do amigo, isso se deu de abril a agosto de 2016 e gastamos quase R$ 1.500 de tratamento e raios-x. Diagnóstico errado e falta de compromisso mataram meu amiguinho.

    ResponderExcluir
  2. Também passei por isso, pois o primeiro exame deu negativo e não pediu a segunda prova... lamentável perdi meu bbzão de 5 anos!😢

    ResponderExcluir
  3. Também passei por isso, pois o primeiro exame deu negativo e não pediu a segunda prova... lamentável perdi meu bbzão de 5 anos!😢

    ResponderExcluir
  4. olá bom dia, eu estou começando uma criação de clopsitas e para minha tristeza aos 40 dias, algumas aves começaram apresentar sintomas de coccidiose, como arrepios, fraqueza e peito muito seco, busquei ajuda em vários sites, fiz oque orientavam e não tive um resultado satisfatório, resolvi mudar porque o maior problema que observei era a falta de nutrientes pois quase não comiam as sementes.
    Comprei uma papa para filhotes de calopsitas e capsulas de coccidex, separei os três casais que estavam com os sintomas e comecei fazer a alimentação manual deles usando uma seringa adequada, usando 25g de papa para uma capsula de coccidex, duas vezes ao dia.
    depois de 7 dias observei uma melhora muito grande, principalmente no ganho de peso, estou continuando até completar 15 dias, ai vou parar e observar se estabiliza ou regride, é um trabalho de paciência.
    Fica a dica, valeu..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Francinaldo, meu nome é Webster e sou morador de Brasilia, tenho algumas calopsitas e tô passando por situação parecida.Gostaria de saber se o tratamento que você relatou deu certo.

      Excluir
    2. coccidex resolveu?vc comprou a onde?obrigada

      Excluir
  5. Um remédio muito bom que dou para minhas calopsitas qdo acontece isso é o BAICOX , é caro mas muito bom tem loja que compra o litro e fraciona para ficar acessível aos criadores fica a dica !!!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente perdi minha menininha ontem. Estou super triste!
    Estávamos medicando ela,mas não dei comida no bico. Foi uma falha minha, afinal parecia que ela comia, mas na verdade ela só abria as sementes.
    Esta doença foi progressiva e não percebemos. 😰

    ResponderExcluir
  7. Olá bom dia eu tenho um Calopsita com esse mesmo problema de saúde está em tratamento esta reagindo bem

    ResponderExcluir
  8. recentemente perdi meu companheiro de 07 anos.
    por favor levem essa doença maldita a ´serio porque ela é sorrateira e mata,tratem do pet de vocês da forma que puderem porque depois que morre faz a maior falta...

    ResponderExcluir
  9. Minha calopsita está arrastando o bico no chão e parou de andar repentinamente. Tbm está com diarréia esbranquiçada, estou tratando com antibiótico e dando papa direto no bico. Mais alguém passando por isso?

    ResponderExcluir
  10. Olá comprei minha calopsita faz 6 dias e ela está com diarreia falta de pelos e ela fica indisposta dormindo o tempo todo estamos dando remédios mas nada passa.oque devo fazer?????😭😭

    ResponderExcluir
  11. Boa noite a todos, fiquei sabendo ontem que minha calopsita está doente, a veterinária falou que devo deixar ela internada por 10 dias tomando antibiótico.

    ResponderExcluir