domingo, 14 de outubro de 2012

CANDIDIASE


·         A Candidiase é uma doença que tem feito muitos estragos nas criações de aves em geral, e, muito especialmente, na de pássaros de médio e pequeno porte. É causada por um fungo que tem o nome de “Candida Albicans”. Aparece de quando em vez em qualquer tipo de criadouro, mesmo naqueles que seguem padrões de higiene, mas que se esquecem, porém, de alguns detalhes.
Acontece quase sempre em casos individuais e por sorte nossa, raramente, aparece como uma Pandemia ou surto. É caracterizada pelo aparecimento de pequenas placas algodoadas, nas laterais dos bicos, na cavidade da boca ou até mesmo nos papos das aves. É uma doença muito parecida com as que ocorrem no ser humano, que nestes casos são popularmente chamadas de sapinho, muito comuns em crianças que tomam mamadeiras e estas não sofrem processo de desinfecção corretamente.
·         Quando acontece nos cantos dos bicos e até mesmo na cavidade bucal, seu tratamento pode ser iniciado por uma raspagem, que se bem criteriosa, retirando toda a placa, poderá haver uma cura com mais eficiência. É uma doença muito comum em aves que passaram por um processo agudo de estresse, por muda, viajem longa, sustos com predadores, ou troca simples do tipo de alimentação, e o mais comum, em aves debilitadas por qualquer enfermidade infecciosa, cujo tratamento foi feito com uso de antibióticos por tempo muito prolongado. É a doença que tem matado muitos beija-flores que são alimentados artificialmente com bebedouros contendo água açucarada, e como disse, não são limpos adequadamente, formando placas de fungos nos bicos destes bebedouros, por onde pássaros introduzem a língua para captura do líquido e nestas maravilhas da natureza, o tratamento é muito dificultado por razões óbvias.
·         Tratamento: nas aves maiores o tratamento é relativamente fácil, começando por uma criteriosa raspagem das colônias de fungos, presentes, nos cantos dos bicos, ou dentro da cavidade bucal, já quando nos papos esta manobra é praticamente impossível. Hoje a terapêutica nos ajuda muito, pois além de bons resultados com Nistatina, temos excelentes resultados com Azul de metileno e centenas de outros antifúngicos de uso local ou oral

2 comentários:

  1. Oi, minha calopsita está com o bico estranho. E não sei o que fazer. Pois na minha cidade não tem veterinário específico para aves. Me ajuda por favor.

    ResponderExcluir