domingo, 14 de outubro de 2012

COLIBACILOSE


·         Uma das doenças que podem provocar diarréias e também é muito complicada, causando muitas mortes em aves, principalmente nos filhotes é sem dúvida a Colibacilose, provocada por uma bactéria que se chama Escherichi coli, normalamente encontrada nas fezes dos animais, e muito presente em recintos com pouca higiene, porém por sorte nossa, está presente em apenas um recinto, não tendo caráter epidêmico...
·        
SINTOMAS: Na forma mais aguda é uma doença que tem uma evolução extremamente rápida, e seus agentes biológicos atingem varios órgãos ao mesmo tempo, e o principal deles é o oviduto, causando sérios problemas de ovipostura, e contaminando o ovo, ainda dentro da femea, e como conseqüência a morte do embrião ainda no ovo e semi formado.
Pode também atingir o pulmão causando sérios problemas respiratórios e é bem complicado: quando vem associada a uma micose, principalmente quando esta micose é a aspergilose, pois além da pneumonia, causa artrites, inflamações nos pés, (pododermatites), levando o animal adulto a morte muito rapidamente.
Outro detalhe é que também por sorte nossa, a colibacilose não é sempre tão aguda e violenta, apresentando na maioria das vezes, apenas a diarréia que nestes casos é bem fétida, amarelada e pastosa, e seu principal sinal clínico, é animal abatido, com arrepiamento das penas, e bebendo água com muita abundância, coisa incomum nas Calopsitas, e nestes casos ode ser confundida com a Diabetes. Nos filhotes, morrem na maioria das vezes, na fase aguda e inicial, e recuperação é muito difícil, mesmo que atualmente temos na terapêutica, uma gama muito grande de medicamentos que a combatem.
·         CAUSAS: A doença normalmente e transmitida pelas fezes e água de beber e na ração, principalmente nas aves que tem hábito de defecar sobre a comida. Outro problema de contaminação são as verduras, que são tratadas e cultivadas com esterco de curral ou águas de córregos contaminados com esgoto, ainda hoje muito comuns nas grandes cidade e muitas vezes, quanto mais bonita e desenvolvida a verdura, mais contaminada é. A doença toma posse com mais rapidez, quando além da contaminação, animais passam por estresse de médias a grandes proporções.

·         TRATAMENTOS: O tratamento mais eficaz sem dúvida na terapêutica moderna, a feita com uso de Tetraciclinas e neomicinas, podendo ser associadas ao cloranfenicol e também com Sulfas. Para que sejam potencializados os tratamentos, devemos fazer um reforço orgânico dos animais com medicamentos que tem como base os Complexos B e também usar os Lactobacilos vivos e nos casos de Calospitas, este último, não pode passar de 5 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário