domingo, 14 de outubro de 2012

CAPILLARIA SP ( CAPILARIOSE )


·         Muitas espécies de Capillaria que infectam o trato gastrintestinal das aves apresentam ciclo direto, outras apresentam poliquetas como hospedeiro intermediário. Os vermes adultos podem penetrar na mucosa do trato digestivo, determinando hemorragia de mucosa e lesões diftéricas em infecções maciças. 
Alguns capilarídeos parasitam o trato digestivo superior (galináceos) causando lesões diftéricas na boca, faringe, esôfago e inglúvio de algumas espécies.
·         Os sinais clínicos podem ser diarréia, perda de peso, anorexia, penas arrepiadas, depressão, vômito e anemia. Os achados necroscópicos mais freqüentes são enterite hemorrágica, atrofia da musculatura peitoral e plumagem descolorida decorrente da má absorção dos nutrientes promovida pelas lesões nas mucosa intestinais. O curso da doença pode ser breve com morte súbita, mas o mais comum é a forma crônica e debilitante.
·         O diagnóstico é feito pela visualização de ovos bipolares característicos no exame de fezes; pela necropsia, quando se vê vermes filiformes aderidos na mucosa do trato digestivo; e no exame histológicos, que demonstra uma enterite hemorrágica e estruturas compatíveis com ovos e formas adultas de Capillaria sp, e resposta inflamatória predominantemente mononuclear, característica de um processo crônico.
·         Como medida preventiva, o ambiente deve ser desinfetado e o substrato do piso deve ser removido, pois os ovos ficam viáveis no ambiente por muitos meses.
·         A capilariose é um problema comum em zoológicos e criadouros, sendo condições propícias à parasitose a superpopulação de aves em viveiros, más condições higiênicas ambientais, viveiros mal planejados e persistência dos ovos no meio. A capilariose é uma das causas mais freqüentes de morte de ranfastídeos (tucanos e araçaris) em zoológicosbrasileiros. Causa também elevada mortalidade de psitacídeos. A capilariose é menos freqüente em psitacídeos de estimação e mais comum em galináceos, que estão em contato direto com o piso.
·         Muitas drogas têm sido utilizadas para o controle destas infestações, tais como o mebendazol, fenbendazol, albendazol, levamisol, ivermectina, pamoato de pirantel e praziquantel, contudo, o efeito nem sempre é o esperado, talvez porque algumas espécies de Capillaria estejam resistentes aos anti-helmínticos usuais ou porque a forma de administração não esteja possibilitando níveis terapêuticos. O fenbendazol e o levamisol têm sido utilizados com mais sucesso. Quando a necrose da mucosa intestinal é extensa, o tratamento énormalmente pouco eficiente. A experiência clínica indica que os anti-helmínticos devam ser administrados em doses maiores e por maior período para surtir efeito nos ranfastídeos. A
·         desverminação é mais bem conduzida em sistema de isolamento das aves parasitadas para evitar a reinfecção. A administração de vermífugo só deve ser suspensa após sucessivos exames de fezes negativos, indicando sucesso terapêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário