domingo, 14 de outubro de 2012

DICA PARA CRIAÇÃO DE CALOPSITA EM VIVEIROS


A reprodução das calopsitas pode ocorrer em gaiolões ou viveiros, sendo possível a multiplicação das aves por meio de apenas um único casal ou no sistema de colônias, quando vários exemplares da mesma espécie são colocados juntos para procriação.
Embora a criação em colônias seja utilizada por vários criadores, muitos problemas podem ocorrer, tais como; os casais podem brigar pelo mesmo ninho e acabar retirando os ovos do local, brigas constantes entre machos, os casais costumam delimitar território e os ninhos de outro casal que invadirem este espaço serão agredido, entre outras situações... 

Uma dica para aqueles que pretendem iniciar uma criação no sistema de colônias é colocar no viveiro os casais já formados. Quando morrer um integrante do casal, o correto é retirar a ave que sobrou e acasalá-la, separadamente, em outra gaiola, para depois soltá-la novamente no viveiro. Para a reprodução, dá-se a preferência por viveiros medindo 3,0 metros x1, 0 metro, x 2, 0 metros(comprimento, largura e altura).
Viveiros mais amplos devem abrigar os filhotes que já estão voando. Neste caso, devem medir4.0 metros x 3.0 metros x 2 metros (comprimento, largura e altura), o que garante o exercício de vôo e uma adequada distância de fuga. O piso deve ser, preferencialmente, de concreto, com escoamento para água e revestido com uma camada de areia. Tal providência é de grande eficácia, pois impede o acesso de roedores no viveiro e facilita a limpeza do local.

A tela pode ser galvanizada, podendo ser articulada (malha losangular) ou rígida (malha quadrangular ou retangular). O importante é que não permita a entrada de pardais e ratos no viveiro, devendo apresentar, para tanto, aproximadamente meia polegada e fio 18 (1/16 polegada). Pode ser fixada em caibros de madeira resistentes ou em canos galvanizados de ¾ polegadas.

As paredes, de preferência, devem ser de alvenaria de tijolos de barro, rebocados, pela durabilidade, isolamento térmico e acústico e maior proteção para a entrada de roedores. O ideal é colocar apenas dois poleiros no interior do viveiro, para facilitar o voo dos pássaros, situados nas duas extremidades do local. O ninho deve ser instalado de tal forma que garanta fácil acesso as aves e rápida remoção por parte do criador, quando necessário. Tal providência facilita as vistorias, e principalmente o anilhamento dos filhotes. 




16 comentários:

  1. Olá meu caro, há uns três meses atras instalei um ninho(caixa) na gaiola, e para minha surpresa hoje ao verificá-lo vi que tinham dois ovinhos. O que faço a partir daqui?

    ResponderExcluir
  2. Alguém podrria me falar sobre as anilhas de calopsitas?

    ResponderExcluir
  3. Alguém podrria me falar sobre as anilhas de calopsitas?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia tenho meus casal de calopsitas em bando e estão morrendo filhotes por falta dos pais tratar e ficar no ninho que tu faço...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia tenho meus casal de calopsitas em bando e estão morrendo filhotes por falta dos pais tratar e ficar no ninho que tu faço...

    ResponderExcluir
  6. Alguem sabe se existe algum estimulante sexual para aves (calopsitas). Pois o meu casal, o macho não ta "dano no coro".
    Oque eu faço?

    ResponderExcluir
  7. Tenho um casal de calopsita no viveiro é braca gostaria de saber se eu posso colocar outro macho junto

    ResponderExcluir
  8. Bom dia ,eu posso trocar de gaiola para um viveiro em empoçada de reprodução.
    Pois eu tenho um casal e ela está chocando mais gostaria de colocar em um viveiro por ser maior .
    Eu posso fazer isso ou tenho que aguardar nascer.

    ResponderExcluir
  9. quantos casais pode ser criados em um viveiro

    ResponderExcluir
  10. Tenho 4 casais é 1 casal cruzuol posso coloca o ninho no mesmo viveiro juntos com os outros casais

    ResponderExcluir
  11. Minhas calopsitas nao reproduzem o que eu faço?

    ResponderExcluir
  12. posso criarvarios casais mesmo viveiro

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se consigo tira filhotes com um viveiro que tem três casais e os demais são filhos deles tenho 16 no total

    ResponderExcluir