domingo, 14 de outubro de 2012

ASCARIDIA SP ( ASCARIDÍASE )(Doença)


A infecção por Ascaridia é relativamente comum nas aves, inclusive nas oriundas da natureza. Acomete preferencialmente proventrículo e intestino delgado de diversas espécies.
O ciclo do parasita é direto e a larva torna-se infectante no ovo após duas a três semanas. Quando os ovos são ingeridos pelo hospedeiro, as larvas eclodem e migram pela mucosa, retornando ao lúmen nas formas maduras.
Os parasitas competem com o hospedeiro por nutrientes, prejudicando o estado geral da ave (caquexia). Os sinais clínicos associados à ascaridíase incluem perda de peso, anorexia, má absorção de nutrientes, anormalidades no crescimento dos filhotes, diarréia e morte. Os animais jovens são mais sensíveis.
O grande número de áscaris pode causar obstrução intestinal. Por isso, recomenda-se inicialmente o uso de anti-helmintícos suaves, como a piperazina, para reduzir a população parasita gradativamente. As formas adultas de A. galli podem perfurar a mucosa intestinal e caírem na cavidade celomática provocando peritonite. As larvas de A. columbae podem invadir a mucosa intestinal e chegar ao fígado e pulmões pela corrente circulatória. Pode haver migração larval para o parênquima hepático e ducto pancreático causando hepatite necrótica severa. Pode acontecer de vermes adultos migrarem pelos dutos biliares, ulcerandoose obstruindo-os, alcançando o parênquima hepático e causando infecções ascendentes. Os vermes podem alterar a flora intestinal, favorecendo a colonização do trato digestivo por bactérias patogênicas.
Na necropsia pode-se ver enterite hemorrágica e vermes adultos, hepatomegalia, esplenomegalia, e dilatação das alças intestinais quando ocorre obstrução. Histologicamente vê-se enterite leve à hemorrágica associada a um infiltrado inflamatório eosinofílico. Quandoocorre migração larval são visualizados múltiplos focos de necrose no parênquima hepático, células linfóides, eosinófilos e células gigantes associadas às larvas. Pode existir proliferação dos ductos biliares, fibrose portal e metaplasia óssea.
O exame de flutuação do conteúdo intestinal, nem sempre indica a presença de ovos de ascarídeos em animais infectados, pois os ascarídeos podem permanecer imaturos, não eliminando ovos.
O tratamento é feito com anti-helmínticos usuais: piperazina, mebendazol, fenbendazol, albendazol e pamoato de pirantel. A desverminação de aves com infestações maciças deve ser feita gradualmente com vermífugos suaves.

2 comentários: