domingo, 14 de outubro de 2012

DICA PARA CRIAÇÃO DE CALOPSITA EM VIVEIROS


A reprodução das calopsitas pode ocorrer em gaiolas ou viveiros, sendo possível a multiplicação das aves por meio de apenas um único casal ou no sistema de colônias, quando vários exemplares da mesma espécie são colocados juntos para procriação.
Embora a criação em colônias seja utilizada por vários criadores, muitos problemas podem ocorrer, tais como; os casais podem brigar pelo mesmo ninho e acabar retirando os ovos do local, brigas constantes entre machos, os casais costuma delimitar território e os ninhos de outro casal que invadirem este espaço serão agredidos, entre outras situações... 

Uma dica para aqueles que pretendem iniciar uma criação no sistema de colônias é colocar no viveiro os casais já formados. Quando morrer um integrante do casal, o correto é retirar a ave que sobrou e acasalá-la, separadamente, em outra gaiola, para depois soltá-la novamente no viveiro. Para a reprodução, dá-se a preferência por viveiros medindo 3,0 metros x1, 0 metro, x 2, 0 metros (comprimento, largura e altura).
Viveiros mais amplos devem abrigar os filhotes que já estão voando. Neste caso, devem medir4. 0 metro x 3.0 metros x 2 metros (comprimento, largura e altura), o que garante o exercício de voo e uma adequada distância de fuga. O piso deve ser, preferencialmente, de concreto, com escoamento para água e revestido com uma camada de areia. Tal providência é de grande eficácia, pois impede o acesso de roedores no viveiro e facilita a limpeza do local.

A tela pode ser galvanizada, podendo ser articulada (malha losangular) ou rígida (malha quadrangular ou retangular). O importante é que não permita a entrada de pardais e ratos no viveiro, devendo apresentar, para tanto, aproximadamente meia polegada e fio 18 (1/16 polegada). Pode ser fixadas em caibros de madeira resistentes ou em canos galvanizados de ¾ polegadas.

As paredes, de preferência, devem ser de alvenaria de tijolos de barro, rebocados, pela durabilidade, isolamento térmico e acústico e maior proteção para a entrada de roedores. O ideal é colocar apenas dois poleiros no interior do viveiro, para facilitar o voo dos pássaros, situados nas duas extremidades do local. O ninho deve ser instalado de tal forma que garanta fácil acesso as aves e rápida remoção por parte do criador, quando necessário. Tal providência facilita as vistorias, e principalmente o anilhamento dos filhotes. 

Por Alessandro Perin, jornalista e criador de aves.

OBS: As informações foram retiradas do livro Criação de Calopsitas, de Carlos E.C. Torloni.
 

2 comentários:

  1. Gostaria de saber como guardar os ovos e coloca-los posteriormente no ninho.me ensinaram colocar os ovos em um copo d'agua o que subir ou o que descer tem gala , estou com quatro ovos e quatro filhotes gostaria de ajuda .

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como guardar os ovos e coloca-los posteriormente no ninho.me ensinaram colocar os ovos em um copo d'agua o que subir ou o que descer tem gala , estou com quatro ovos e quatro filhotes gostaria de ajuda .

    ResponderExcluir